OPINIÃO. Notícias de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e Mundo.

Anticoncepção hormonal aumenta o risco de câncer de mama?

Centenas de milhões de mulheres em todo mundo utilizam anticoncepcionais orais. O uso de contraceptivos hormonais durante o menacme produz novos riscos de câncer de mama ao longo da vida?

Um estudo publicado em 07 de dezembro de 2017 pelo The New England Journal of Medicine avaliou as associações entre o uso da contracepção hormonal e o risco de câncer de mama invasivo em uma coorte, prospectiva, envolvendo todas as mulheres na Dinamarca entre 15 e 49 anos de idade, sem história prévia de câncer, tromboembolismo venoso e de tratamento para a infertilidade.

Foram acompanhadas 1,8 milhão de mulheres, em média, por 10,9 anos. Ocorreram 11.517 casos de câncer de mama. Em comparação com as mulheres que nunca usaram contracepção hormonal, o risco relativo de câncer de mama entre todas as usuárias de contracepção hormonal foi de 1,20 (intervalo de confiança de 95% [IC], 1,14 a 1,26). Esse risco aumentou de 1,09 (IC 95%, 0,96 para 1,23) com menos de 1 ano de uso para 1,38 (IC 95%, 1,26 a 1,51) com mais de 10 anos de uso (P = 0,002).

Leia mais:
NEJM Seleciona Os 10 Artigos De 2017 Que Todo Médico Deve Ler

Veja Dicas Para Evitar Os Exageros Na Ceia De Natal

Após a interrupção da contracepção hormonal, o risco de câncer de mama ainda era maior entre as mulheres que usaram anticoncepcionais hormonais por cinco ou mais anos do que entre as mulheres que não utilizaram.

As mulheres que atualmente ou recentemente usaram o sistema intrauterino (SIU) apenas com progestágenos também apresentaram maior risco de câncer de mama do que as que nunca usaram anticoncepcionais hormonais (risco relativo, 1,21; IC 95%, 1,11 a 1,33). O aumento absoluto global dos cânceres de mama diagnosticados entre os usuários atuais e recentes de qualquer contraceptivo hormonal foi de 1 câncer de mama extra por cada 7.690 mulheres que usaram o método por um ano.

Em vista disso, o risco relativo de câncer de mama foi maior entre as mulheres que usavam anticoncepcionais hormonais do que as que nunca usaram, e esse risco aumentou com o uso prolongado. No entanto, o aumento do risco absoluto foi pequeno. Diante dos benefícios do uso dos anticoncepcionais hormonais para a mulher moderna e o pequeno aumento absoluto do câncer de mama, a utilização do método hormonal não deve ser desencorajado, uma vez que os benefícios ainda superam os riscos.

Zolder M. Silva/PEBMED

você pode gostar também